sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Maneiras divertidas de treinar ditados

 O ditado é o meio de que o professor pode lançar mão para medir o automatismo das palavras. O objetivo do ditado deverá servir para fixar conhecimentos e descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos. Para medir o automatismo das palavras treinadas, o professor poderá utilizar-se das seguintes atividades:

 -     Iniciar dando o ditado com consulta, para que  o aluno possa verificar a grafia correta da palavra (se o aluno tiver alguma dúvida).
-     Ler antes o ditado com voz pausada, pronunciando bem as palavras.
-     Reler sempre o ditado, dando oportunidade para o aluno corrigir erros.
-     Colocar as fichas com as palavras no quadro, para os alunos fazerem a correção ou então escrever as palavras no quadro.
-     A correção poderá ser também feita pelos colegas, trocando os cadernos, ou pelo próprio aluno.

Tipos de palavras a serem treinadas

Palavras que os alunos errarem nas produções de textos e nos exercícios de classe.
Vocabulário do livro básico.
Vocabulário novo de outros conteúdos (geografia, história, ciências, etc.)

Sugestões de tipos de ditados

O professor deverá usar meios mais atrativos em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever. Para isso, deverá utilizar-se dos seguintes meios:

1-    Jogos: Colocar as palavras que precisam ser treinadas em caça-palavras, palavras cruzadas, bingos, jogos da memória.

2- Dicionário: Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.

3- Texto lacunado: O professor apresenta atividades com lacunas para os alunos completarem.

4-    Ditado cruzado: O professor elabora palavras cruzadas com as palavras que necessitam ser treinadas. Exemplo: ESCOLA – E – S – C – O – L – A.

 Pedir para os alunos criar novas palavras com as letras da palavra escola.

5-    Aluno X Aluno: Cada aluno faz a sua lista de palavras e depois dita para o colega do lado.
 Depois, trocam os ditados e cada um corrige o ditado do outro.
 O professor supervisiona.

Obs.: Este trabalho deverá ser concretizado em dupla. O professor deverá deixar os alunos a vontade na escolha das palavras.

6-    Ditado escreva e apague: O professor escreve uma palavra no quadro. Os alunos observam e lêem. Em seguida, o professor apaga a palavra e os alunos escrevem. Os alunos fazem a auto-correção quando a palavra é escrita novamente no quadro. Este trabalho poderá ser feito em cartaz ou folha de papel ofício. As palavras trabalhadas deverão ser escolhidas entre aquelas que estão sendo estudadas. Ex.: dígrafos, encontros consonontais e sílabas travadas.

Obs.: Tenha atenção ao trabalhar com esta técnica, devendo seguir sempre as mesmas silabações. Ex.: galinha, ninho, pinha etc…

7-    Ditados com gravuras: Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade.

Explorar bem as gravuras, e pedir que as crianças coloquem a ficha debaixo de cada gravura (as fichas com as palavras serão feitas pelo professor).
Pedir que separem as palavras em sílabas.
Pedir que formem frases com palavras.
Este trabalho poderá ser concretizado com as fichas de gravuras (oficina).

8-    Bingo: Fazer o jogo do Bingo com as palavras a serem treinadas.

 O professor vai dizendo as palavras e os alunos irão marcando com tampinhas ou sementes.
 Este trabalho poderá ser concretizado com as fichas de gravuras (oficina).

9-    Ditado em grupo: Cada grupo escolhe um colega para ditar as palavras.
As palavras são previamente escolhidas.
Depois, as crianças comparam seus ditados procurando chegar à grafia correta, fazendo análises, comparações, consultas ao dicionário, apresentando o resultado para o grupo.

10-           Auto-ditado: o aluno mesmo escreve as palavras e depois corrige em dupla com  o colega.

11-           Jogo Ortográfico: Entregar a cada grupo de 5 alunos uma sílaba para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
Será o vencedor o grupo que conseguir escrever o maior número de palavras.
Fichas elaboradas na oficina.

12-           Construção de frases: pedir que as crianças construam frase com as palavras que precisam ser treinadas.

13-           Objetos: o professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar o nome. As crianças escrevem os nomes.
 O Professor deverá providenciar, com antecedência, objetos, do tipo: pente, caixa de creme dental, caixa de fósforos, palitos, lápis, caderno, etc…, e colocá-los em uma bolsa.

14-          Listagem:  Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, verduras, alimentos, materiais de limpeza, etc.
Depois, os alunos devem conferir para ver quem consegue escrever mais palavras.

15-           adivinhações
  Dar várias “pistas” para as crianças descobrirem:
 “Ele é peludo, gosta de comer ratos. Quem é?…”

16-           Jogo da memória: Mostrar 5 ou 6 fichas com palavras ou desenhos.
 Depois, os alunos escrevem no caderno.

17-           Dominó: Fazer fichas com desenhos e palavras.
 Elaborar na oficina.

18-           Trabalhando com sílabas
Pedir que as crianças separem as palavras em sílabas , completem palavras que faltem sílabas, formar palavras com determinada sílaba.

19-           Ditado em colunas:  O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
 O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
 As palavras são ditadas coluna por coluna.
 Elaborar na oficina.

20 – Conceito: O professor dá dicas, e os alunos escrevem as palavras.
 Exemplos:
Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
Escreva o nome do objeto onde sentamos.
Escreva o nome de uma coisa bem azeda.
Qual é o animal que é o rei da floresta.
Qual o nome do animal mamífero que voa….

21 – Ditado de artes:  Desenhar no meio da folha um quadrado grande.
Em cima deste quadrado, desenhe uma mola.
Em cima desta mola, desenhe um círculo como se fosse uma cabeça.
De cada lado do círculo, desenhe orelha de elefante.
No lugar do nariz, desenhe uma lâmpada.
No lugar da boca, desenhe o que você quiser.
No lugar dos olhos, desenhe duas bananas.
No lugar dos braços, desenhe dois retângulos, e os dedos são 5 penas.
Uma perna é uma roda de bicicleta e a outra é um pé de galinha.
Dê um nome bem maluco para este robô que você criou.


Disponivel em: http://revistaacene.com.br/aprenda-como-trabalhar-diversas-maneiras-divertidas-de-treinar-ditados/

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...