quinta-feira, 4 de outubro de 2012

COMO AJUDAR SEU FILHO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS MATEMÁTICOS.

            Olá segue abaixo um post de auxilio aos pais em como ajudar de seus filhos na realização de tarefas de casa, mas precisamente em resolução de situações problemas. Esse post foi pedido por Georgia, segue algumas orientações básicas:

·        Descubra qual a dificuldade da criança: É na realização do cálculo (sabe somar, subtrair, dividir ou multiplicar) ou na compreensão do enunciado do problema?

Ao descobrir qual dificuldade, os pais podem seguir alguns passos na ajuda oferecida ao filho, tais como:

Cálculo: Este caso a explicação cairá sobre como aplicar a técnica operatória, ou seja, o mecanismo de adicionar, subtrair, dividir e multiplicar. Consiste em uma ajudar de passos fixos das operações é extremamente recomendável a utilização de materiais concretos como: grãos de feijão ou arroz, tampinhas, palitos, bolinhas, material dourado, etc.

Compreensão do enunciado: Neste caso os pais terão um trabalho mais minucioso, com destaque especial a leitura, e a compreensão do problema. Assim, deixe seu filho ler o problema sozinho, em seguida pergunte se ele compreendeu, caso necessite deixe-o ler novamente ou leia junto com ele. Após esse trabalho de leitura, realize uma sondagem com perguntas sobre informações contidas no problema, debatendo o que está sendo pedido (o elemento chave para resolução do problema encontra-se na pergunta feita, pois é ela que apontará o caminho de resolução). Quais as informações que aparecem e principalmente as que são úteis a pergunta feita, muitos problemas apresentam várias informações que não serão utilizadas na resolução, mas são importantíssimas para compreensão da situação apresentada. Vocês pais podem pedir que o seu filho façam uma tabela com as informações, ou destaque aquelas que julguem essenciais na resolução, etc. Após todo esse encaminhamento pode-se definir o tratamento matemático que deve ser aplicado (operação) aos dados propostos. E lembre-se, pergunta feita, é pergunta respondida, ou seja, dê a resposta escrita.   

                                Karla Wanessa

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...