quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO FUNDAMENTAL - 4ª SÉRIE / 5º ANO



 Situações de leitura de textos

Contexto do texto
·         Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
·         Identificar o possível portador ou leitor de um texto, considerando sua forma, assunto, tema, função, indícios gráficos, notacionais, imagens, títulos etc.

Articulação do texto
·         Localizar informações explícitas em um texto.
·         Identificar o tema de um texto.
·         Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
·         Distinguir, em um texto, um fato da opinião relativa a esse fato.
·         Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
·         Estabelecer relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.
·         Organizar, na seqüência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
·         Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto delas no texto.
·         Inferir informação implícita em um texto.
·         Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
·         Selecionar legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.

Relação entre textos ou intertextuais
·         Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Conhecimentos lingüísticos
·         Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
·         Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação com um dado exemplo
·         Formular hipóteses sobre o uso das categorias dos nomes (gênero / número) ou dos processos derivacionais de palavras.

Texto literário
·         Identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário.
·         Identificar os diferentes elementos que estruturam o texto narrativo literário: personagens, marcadores de tempo e de localização, o conflito gerador do enredo, seqüência lógica dos fatos, modos de narrar (1ª e 3ª pessoa); adjetivação na caracterização de personagens, cenários e objetos; modos de marcar o discurso alheio (discurso direto / indireto).
·         Identificar o enunciador do discurso direto, em um segmento de narrativa literária.
·         Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário, decorrente do uso de pontuação expressiva.
·         Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário, decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão.
·         Inferir o efeito de sentido produzido em um texto literário, decorrente da exploração de recursos gráficos, ortográficos e/ou morfossintáticos.
·         Inferir a moral de uma fábula.

Situações de produção de textos
·         Produzir um relato de experiência pessoal vivida com base em proposta que estabelece tema, gênero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto

MATEMATICA
Números e Operações
·         Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
·         Relacionar a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração.
·         Escrever um número natural pela sua decomposição em forma polinomial.
·         Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.  
·         Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·         Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (parte/todo, quociente, razão).
·         Identificar a fração decimal correspondente a um número decimal dado e vice-versa.
·         Ler e escrever por extenso, números decimais até a ordem de milésimos.
·         Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais: adição sem reserva e com reserva; subtração sem recurso e com recurso (algoritmo).
·         Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais: multiplicação sem recurso e com recurso, por um fator de um e dois algarismos e divisões exatas e inexatas por cociente de um e de dois algarismos.
·         Calcular o resultado de uma adição e/ou subtração de frações de mesmo denominador.
·         Calcular o resultado de uma adição e/ou subtração de números decimais.
·         Resolver problemas envolvendo a adição ou a subtração, em situações relacionadas aos seus diversos significados.
·         Resolver problemas envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular.
·         Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
·         Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (10%, 25%, 50%).

Espaço e Forma
·         Descrever a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, em diversas representações gráficas, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição (direito-esquerda, acima/abaixo, entre, em frente/atrás)
·         Descrever a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, em representações gráficas que usam pares ordenados e percursos com indicação de 1/2 de volta e de 1/4 de volta completa, de um ângulo reto.
·         Identificar formas geométricas tridimensionais como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo ou, formas bidimensionais como: quadrado, triângulo, retângulo e círculo.
·         Caracterizar poliedros (cubos, paralelepípedos e pirâmides) quanto ao numero de faces, vértices e arestas.
·         Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos.
·         Relacionar figuras tridimensionais com suas planificações.
·         Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
·         Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
·         Identificar simetria axial e de rotação na leitura das representações dos objetos no dia-dia e das figuras geométricas.

Grandezas e Medidas
·         Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro.
·         Reconhecer unidades de medida usuais de comprimento, de superfície, de capacidade, de massa, de tempo e de temperatura.
·         Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
·         Efetuar cálculos envolvendo valores de cédulas e moedas em situações de compra e venda.
·         Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
·         Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
·         Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
·         Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Tratamento da Informação
·         Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir tabelas.
·         Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos (particularmente gráficos de colunas e de setores).

GEOGRAFIA

Construir conceitos para a compreensão do tempo e do clima.
·         Reconhecer grandezas e instrumentos que possibilitam a investigação do tempo atmosférico e do clima.
·         Ler adequadamente informações sobre o tempo atmosférico apresentadas em gráficos, fotos, mapas ou diagramas.
·         Associar informações e medidas meteorológicas ao clima de diferentes regiões.

Construir conceitos para a compreensão da origem e características das rochas e minerais.
·         Reconhecer tipos de rochas conforme suas características físicas, podendo associá-las aos ambientes de origem, aos seus usos ou a resultados de experimentação.
·         Reconhecer vulcões, terremotos e tsunamis como conseqüências de transformações ocorridas no interior do planeta. Analisar criticamente situações-problema sobre impacto ambiental ou exemplos reais de exploração predatória de reservas minerais.
·         Associar vulcanismo, erosão e compactação aos processos de formação de rochas.

Reconhecer na paisagem, elementos da vida social e do ambiente natural, assim como estabelecer relações espaciais topológicas e projetivas, localizações, distâncias e a orientação geográfica, por meio de diferentes representações imagéticas (cartografia, fotografias, pinturas etc.).
·         Identificar na paisagem elementos de referência para a localização, orientação e distância segundo o olhar cinemático (em movimento).
·         Reconhecer nos mapas a representação dos elementos do espaço como uma visão vertical em contraposição com a visão frontal e panorâmica.
·         Utilizar mapas simples, croquis e roteiros gráficos como meio para compreender noções de distância, direção, proporção, localização e orientação geográfica.
·         Relacionar os pontos de referência na paisagem local segundo diversos olhares de modo a deslocar-se com autonomia.
·         Ler e classificar as informações de representações cartográficas simples, tais como mapas políticos e o globo terrestre.

Reconhecer na paisagem e no lugar diferentes manifestações da natureza, considerando os fenômenos do mundo inorgânico e orgânico e perceber a sociedade como agente transformador do ambiente natural, de modo a construir referências que respaldem a consciência em defesa da melhoria do meio ambiente.
·         A partir da observação de uma ilustração descrever as diversas formas socioeconômicas e culturais presentes na transformação da paisagem
·         Identificar na paisagem elementos da natureza local considerando clima, relevo, hidrografia, vegetação e fauna de uma dada região.
·         Classificar e ordenar problemas ambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações para a preservação do ambiente.
·         Localizar e classificar similaridades e distinções na comparação de uma dada sociedade com outros grupos sociais no modo como transformam a natureza. 
·         A partir de textos simples, reconhecer formas e possibilidades de se relacionar e transformar a natureza condenando desperdícios e uso predatório da natureza.

Reconhecer as relações diretas e indiretas que as sociedades estabelecem como espaço nas suas diversas dimensões: o território, as paisagens, o lugar e o cotidiano, com omeio de conhecer as características gerais da geografia do Brasil e do Mundo, considerando a sua diversidade sócio-cultural, tecnológica e natural.
·         Identificar por intermédio de iconografias ou textos, similaridades e distinções entre acidade e o campo, considerando a economia, formas de habitat, cultura e condições do meio geográfico nas diferentes regiões do Brasil.
·         A partir de textos simples, identificar as funções que os transportes e a circulação de informações assume na integração entre as cidades e o campo e entre o lugar e outros lugares e regiões.
·         Considerando os meios de transporte e comunicação localizar em uma dada paisagem, indicativos da integração entre a realidade apresentada e outras regiões.


CIENCIAS

Construir conceitos para a compreensão de conteúdos relativos à diversidade animal.
·         Comparar características de seres humanos e animais vertebrados em diferentes fases do seu desenvolvimento
·         Distinguir características morfológicas e fisiológicas de plantas e animais, a partir de informações fornecidas em ilustrações e textos.
·         Identificar artrópodes (crustáceos, aracnídeos e insetos) em ilustrações ou fotos.
·         Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
·         Comparar diferentes aparelhos bucais de animais, associando-os às diferentes formas de alimentação.

Construir conceitos para a compreensão de conteúdos relativos às características e à dinâmica de diferentes ecossistemas.
·         Reconhecer, em textos e representações figurativas, a natureza cíclica das transformações da água na natureza, inclusive em sistemas experimentais.
·         Reconhecer características de biomas e ecossistemas brasileiros quanto a sua fisionomia, flora, fauna, clima e outras características marcantes
·         Explicar processos de formação, desgaste ou manutenção dos solos, levando em conta intemperismo e outros agentes naturais e a ação humana.
·         Explicar características do solo, como permeabilidade ou fertilidade, e suas alterações em situações experimentais ou do cotidiano, em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano.
·         Associar comportamentos ou estruturas adaptativas dos seres vivos aos ambientes que habitam, sejam aquáticos ou de terra firme.
·         Reconhecer fluxo de energia e transferência de matéria em cadeias e teias alimentares.
·         Interpretar situações de desequilíbrio nas teias alimentares em função das mudanças no ambiente: introdução ou extinção de espécies, aumento ou diminuição excessiva de água, redução do espaço disponível, presença de poluição
Construir conceitos para a compreensão de materiais e substâncias do seu cotidiano.
·         Reconhecer a presença de algumas substâncias ou materiais como água, álcool, óleos e metais em ferramentas ou utensílios de uso cotidiano.
·         Diferenciar misturas a partir da presença ou não de diferentes fases.
·         Indicar o uso adequado de substâncias e materiais em circunstâncias determinadas, com base em informações sobre suas propriedades

Construir conceitos para a compreensão da estrutura básica e do funcionamento do corpo humano.
·         Reconhecer características dos vertebrados, estabelecendo comparações como esqueleto humano.
·         Identificar a localização dos principais órgãos e aparelhos do corpo humano em representações figurativas.
·         Identificar etapas pelas quais o ser humano passa durante sua vida, destacando suas características específicas
·         Associar a realização de movimentos à ação de músculos, ossos e nervos
·         Selecionar hábitos e ações que contribuem para a manutenção e melhoria da saúde, em situações cotidianas.
·         Explicar aspectos básicos das funções de nutrição do organismo humano.

Construir conceitos para a compreensão dos fenômenos de utilização da eletricidade.
·         Identificar medidas e procedimentos de consumo responsável em situações cotidianas de uso de energia.
·         Reconhecer, em situações do cotidiano, condições ou circunstâncias nas quais materiais condutores ou isolantes de calor ou eletricidade.
·         Interpretar resultados de experimentos envolvendo condutores, isolantes e circuitos elétricos simples.

Construir conceitos para a compreensão e reconhecimento de equipamentos que se utilizam de máquinas simples e das vantagens deste uso.
·         Identificar máquinas simples, reconhecendo suas finalidades.
·         Reconhecer, em situação-problema, dispositivos mecânicos que facilitam a realização de trabalho.
·         Prever o funcionamento de máquinas simples ou arranjos de máquinas.
Construir conceitos para a compreensão de conteúdos relativos ao céu, ao universo e ao Sistema Terra-Sol-Lua.
·         Reconhecer descrições de galáxias, estrelas, planetas e satélites.
·         Comparar, a partir de dados fornecidos em tabelas, ilustrações figurativas ou textos descritivos, as características da Terra (tamanho, temperatura, períodos de rotação e translação, presença de atmosfera, de vida, etc.) com as dos demais planetas.
·         Associar os tipos de informação ou dados sobre o céu às formas de observação e os principais instrumentos usados em Astronomia (telescópios, lunetas, satélites ou sondas).
·         Reconhecer descrições ou aplicar linguagem científica, nomes, gráficos, símbolos e outras representações relativas ao Sistema Terra-Sol-Lua.
·         Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como dia-noite, estações do ano e eclipses aos movimentos da Terra e da Lua.
·         Relacionar informações sobre as características da Terra (temperatura, atmosfera, pluviosidade, etc.) com o surgimento e evolução da vida
·         Prever as fases da Lua, considerando suas formas no hemisfério sul e a duração de cada uma das quatro fases principais.

Construir conceitos para a compreensão de conteúdos relativos à estrutura e à fisiologia das plantas, destacando características adaptativas às condições ambientais e diferentes modalidades de uso (alimentos, energia etc.)
·         Reconhecer em textos ou ilustrações etapas do ciclo vital de vegetais com sementes: germinação, crescimento, florescência, polinização e frutificação.
·         Reconhecer características adaptativas de diferentes seres vivos aos ambientes em que se desenvolvem.

Construir conceitos para a compreensão de conteúdos relativos ao mundo microscópico, destacando processos dos quais participam determinados microorganismos (doenças, apodrecimento de alimentos, etc.).
·         Identificar as doenças humanas comuns causadas por microrganismos, gripes, resfriados, micoses, diarréias e outras
·         Aplicar o conceito de decomposição pela atividade de bactérias e fungos para explicar situações naturais ou experimentais de apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos.
·         Comparar tamanhos de seres vivos e de suas estruturas, estabelecendo relações em escala, sem necessidade de conhecer valores de medidas.
·         Interpretar dados e informações sobre a disseminação de doenças infecto-contagiosas, comuns em nosso cotidiano.
·         Identificar condições de vida e de reprodução de microorganismos, a partir de resultados de experimentos.

HISTORIA

Compreender as características básicas da sociedade, a partir de fontes e documentos de Varia da natureza e estabelecer relações entre os elementos que constituem a sociedade atual e as raízes históricas de sua constituição.
·         Identificar, a partir de fontes e documentos de variada natureza, o processo de formação histórica do Distrito Federal, agentes sociais nele envolvidos e características socioculturais da sociedade brasiliense.
·         Reconhecer a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores e direitos humanos.
·         Reconhecer, a partir de documentos diversos, a participação das principais matrizes étnico-raciais responsáveis pela formação histórico-cultural da sociedade brasileira (principalmente, indígenas, europeus e africanos).
·         Valorizar a diversidade étnico-cultural que caracteriza a sociedade brasileira e reconhecer sua importância para a preservação da identidade dos grupos sociais e fortalecimento da democracia.
·         H05. Estabelecer relações entre as condições de vida do grupo familiar e da comunidade e os processos históricos de sua constituição.
·         Identificar os principais traços da organização política do Distrito Federal, reconhecendo o papel das Leis em sua estruturação e funcionamento.
·         Identificar e analisar, a partir de documentos de variada natureza, as principais características das atividades econômicas, responsáveis pelo processo de ocupação do território brasileiro ao longo da história.
·         Relacionar o conhecimento aprendido na escola a práticas de convivência social assentada no comportamento ético, como base para conquista e o exercício da cidadania
·         Identificar, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente os principais direitos e deveres individuais.

A partir das relações cotidianas mais imediatas, compreender as diferenças entre o tempo do indivíduo e as temporalidades histórico-sociais e reconhecer a formação das sociedades contemporâneas como resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural.

·         Analisar, criticamente, os acontecimentos e movimentos políticos do passado e do presente, identificando suas principais conseqüências para o processo de formação da sociedade brasileira.
·         Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história.
·         Identificar as principais conseqüências da construção de Brasília para o processo de ocupação territorial do Brasil.
·         Relacionar o patrimônio arquitetônico e paisagístico do Distrito Federal aos diferentes contextos históricos de sua constituição e transformação.
·         Reconhecer as principais características da organização política do Distrito Federal
·         Perceber as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais (família, escola, igreja, fábrica, comunidade) e o tempo histórico mais amplo (épocas e séculos).
·         Estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao longo da história, aplicando conceitos de permanência e ruptura.
·         Estabelecer relações entre as transformações tecnológicas e as mudanças no mundo do trabalho

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