quinta-feira, 5 de maio de 2011

Plano de aula: A minha cidade

Disciplina: História

Conteúdo: A minha cidade

Ano de ensino: 4º ano

Tema: A minha cidade.

Objetivo:  Explorar a cidade onde mora.

Material:  Caderno, lápis e borracha.

Conhecimento prévio:  É necessário que o aluno saiba algumas curiosidades sobre a cidade em que mora.

Atividade motivacional:  Mostre fotografias, na internet, da cidade em que mora, como era antigamente e como está na atualidade. Conversar com a turma a respeito das imagens e das mudanças ocorridas com o passar dos anos. Indagar, com o objetivo de saber o porquê de isso ter acontecido. Deixar que as ideias e suposições se agreguem à conversa, de forma produtiva.

Encaminhamento metodológico:  Agora, solicitar que respondam às seguintes questões, tomando como referência as imagens analisadas e discutidas.
1- O que mostram as imagens que você observou?
2- E as ruas como são? Largas ou estreitas? Nelas, existem prédios, pedestres, comércio ou escolas? Existem diferenças e semelhanças entre as imagens? Descreva os detalhes que você gostaria de ressaltar.
3- Como é sua cidade? O que você acha dela?
Após todos terminarem, organize uma roda de conversa para discutirem as respostas coletivamente.

Avaliação: Solicitar a cada criança que traga fotografias que representem a cidade em que mora. Se possível, conversar com os pais para trazer fotos antigas da cidade, para poder fazer comparações. Caso algum aluno não tenha fotos, poderá baixar e mostrar aos colegas, no computador da escola. Com essas imagens, será confeccionado um cartaz mostrando a cidade em diversos ângulos.

Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...