domingo, 20 de março de 2011

COMPETENCIAS BÁSICAS DE HISTÓRIA PARA O 2º ANO





Identificar, interpretar e analisar as diferentes fontes documentais, reconhecendo a importância das diversas linguagens percebendo-as como fruto de vários contextos históricos e sóciocultulturais.

Eixo: Representação dos significados do fazer humano

Identificar fotografias, pinturas e gravuras como sendo fontes iconográficas e representação de determinados acontecimentos históricos e processos socioculturais;
Diferenciar tipos de documentos (escritos, orais, fotografias) em função de seus objetivos e usos relacionando-os ao seu valor como fonte de informação;
Identificar a certidão de nascimento como sendo uma fonte histórica documental da vida de cada pessoa;
Identificar as várias construções (prédios, casas, igrejas, praças) como sendo fontes históricas da cultural material;
Identificar uma entrevista como sendo uma fonte histórica de relato oral (cultura imaterial).

Utilizar métodos de pesquisa para construir conhecimentos e produzir textos de conteúdo histórico.

Eixo: Leitura e comunicação de significados

Produzir roteiros e realizar pesquisas em museus, bibliotecas, ruas, etc. para reconstruir momentos da vida de cidade;
Representar os conhecimentos construídos através de textos em formado diversos (maps, gráficos, tabelas, maquetes, etc.)

Compreender a realidade humana como histórica situada em períodos de tempos determinados socialmente, tomando como referência os processos de ruptura e permanência que permeiam as diferentes formas de organização social

Eixo: Noções elementares de tempo

Compreender que existem diferentes formas de demarcação do tempo histórico, definidos por diferentes povos e culturas (calendário cristão, muçulmano, chinês, judaico)
Diferenciar os períodos de tempo relativos a dias, semanas, meses e anos segundo o calendário cristão adotado em nossa cultura
Compor um calendário anual a partir das noções de mês.

Eixo: Noções básicas de marcação do tempo histórico

Compreender que existem diferentes mecanismos de contagem do tempo, definidos por diferentes povos e culturas ( relógio de sol, relógio egípcio, ampulheta, clepsidra, relógio de água, relógio digital, etc.);
Identificar as festas (juninas, colheita, religiosas, etc.) como sendo alguns dos marcos de referência na vida de comunidade da qual o aluno faz parte, observando sua permanência e continuidade;
Reconhecer a data de nascimento como um marco comum de referencia temporal entre os diversos membros da comunidade da qual faz parte;
Reconhecer a utilização da data de nascimento para a contagem da idade das pessoas como um traço de permanência entre gerações diferentes;
Associar o nascimento de Cristo como um marco cronológico do calendário ocidental;
Associar as diferentes preferências (músicas, atividades lúdicas, expressões orais, vestuários, etc.) entre as pessoas de gerações distintas como sendo um aspecto que demonstra mudanças de comportamento de tempos históricos;
Compreender que diferentes padrões de moradia (sobrado colonial, casa de taipa, apartamento, etc.) São exemplos de transformações históricas das sociedades.

Identificar, no seu cotidiano, tipos de relações que se estabelecem no interior de seus grupos de convivência e relacionar com as mudanças nos comportamentos sociais desses grupos no passado, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças culturais e sociais.

Eixo: Relações sociais no espaço em que a criança vive

Relações de parentesco

Descrever a composição pai/mãe/filho como sendo o tipo de família mais comumente observado em nossa sociedade e distinguir de outros tipos de famílias existentes no passado e no presente (patriarcal, matriarcal,esquimós, indígenas, etc);

Semelhanças e diferenças entre os grupos sociais de comunidade

Reconhecer que a posse de riquezas materiais esta na origem das desigualdades sociais e relacionar a posse as diferenças de acesso aos bens materiais e imateriais;

Diversidade étnica e as desigualdades sociais

Caracterizar a discriminação contra qualquer segmento da sociedade como uma forma de desigualdade social;
Compreender que a existência de diversidade étnica, entre brancos, negros, índios não significa que apenas um desses grupos segmentos sociais possui cultura.
A comunidade e sua inserção na cidade
Reconhecer que a comunidade em que vive está  inserida em uma unidade mais ampla: a cidade;
Identificar aspectos históricos da sua cidade: origem do nome, de sua população, posição que ocupa ao longo dos anos, etc.;
Reconhecer os elementos centrais que constituem a cidade: cultura, população, habitação, saúde, escolaridade, emprego, etc.;
Identificar a organização político-administrativa da cidade: executivo e legislativo.

Eixo: Relação de trabalho existente no meio em que a criança vive

Noções das atividades relativas ao trabalho dos grupos sociais

Descrever as diferenças entre atividades de trabalho praticadas por indivíduos sem escolaridade e aqueles que completam os cursos fundamental, médio e superior;
Caracterizar as diferenças existentes entre o trabalhador rural, informal e urbano, industrial e entende-las como resultantes das mudanças nas formas como os seres humanos vêm construído a sua relação com a natureza e entre si para garantir a sua vida;

Relações sociais decorrentes das atividades do trabalho, relacionar a renda obtida na atividade de trabalho com as condições de vida do trabalhador.

Observar que nem sempre as atividades de trabalho são valorizadas pela sociedade (exemplo, coletores de lixo).










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